Blog 21/12/2018

Resultados de 2018 da Rede de Apoio à Educação em Benevides (PA) e Cajamar (SP)

Confira o balanço de 2018 da Rede de Apoio à Educação (RAE) nos municípios de  Benevides (PA) e Cajamar (SP) em 2018:

RAE BENEVIDES

  • Melhor IDEB do Pará, anos iniciais e finais

O município de Benevides (PA) se destacou ao obter a 1ª colocação do estado do Pará no no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 6,2 pontos nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais do ensino fundamental, já na 1ª edição com escolas da rede municipal dos anos finais.

As metas o município eram 4,9 nos anos iniciais e 3,8 nos anos finais, sendo que os resultados do Pará foram 4,5 e 3,6 e a média nacional foram 5,5 e 4,4, respectivamente nos anos iniciais e finais.

 

  • Programa Benevides à Escola foi finalista do 1º Prêmio ODS Brasil na categoria Governo

O desempenho de Benevides no Ideb, que subiu 1,9 pontos em 5 anos, saltando de 4,3 em 2013 para 6,2 em 2018 (anos iniciais), é resultado do programa Benevides à Escola, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Benevides entre 2013 a 2018. O Programa Benevides à Escola foi finalista do 1º Prêmio ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na categoria governo, tendo concorrido com outras 1.038 iniciativas inscritas.

Além das dimensões de Gestão de Pessoas e Gestão Administrativa, que contemplaram reforma e construção de novas unidades escolares e a reorganização da rede com a exclusão das turmas em horários intermediários e a construção de prédios exclusivos para a educação infantil, o sucesso do Programa Benevides se deve ao foco na dimensão da Gestão Pedagógica, pautada pela implementação de currículo e da cultura da avaliação da aprendizagem como direcionadora das intervenções pedagógicas.

 

  • Sistematização do Legado Benevides, com foco na área pedagógica

A implementação desta gestão pedagógica bem sucedida se deu a partir da implementação dos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, do monitoramento da aprendizagem e de intervenções pedagógicas assertivas pautadas pelos desafios de aprendizagem específicos a cada escola, turma e aluno, incluindo formação de professores, reforço escolar e elaboração de sequências didáticas, além da mobilização e envolvimento das famílias, alunos e de toda a comunidade escolar nos processos educativos. Todas estas ações contaram com apoio técnico e financeiro do Instituto Natura e foram sistematizadas pela iniciativa Legado Benevides, com apoio do Instituto Natura em 2018.

 

  • Currículo de Língua Portuguesa

A RAE entregou a versão do currículo de Língua Portuguesa editorada em pdf navegável (editorado em parceria com Natura Sustentabilidade).

O currículo de Língua Portuguesa, da pré-escola aos anos finais do fundamental foi elaborado coletivamente pela equipe pedagógica de Sobral (CE), sob coordenação de especialistas e com apoio do Instituto Natura, e implementado pioneiramente pela Semed Benevides 2017. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular e padrões curriculares internacionais, especifica detalhadamente os objetivos de aprendizagem e perfis de saída de cada etapa de ensino e garante autonomia dos professores no planejamento das aulas.

 

  • Avaliações de Aprendizagem

O projeto Rede de Apoio à Educação apoiou em 2018 a realização de 2 avaliações de aprendizagem (em Língua Portuguesa e Matemática do 1º a 9º ano), 1 avaliação de fluência (1º ao 3º ano), 2 OPERMEBs (Olimpíadas organizadas pela Semed Benevides, com avaliação de aprendizagem em LP e MAT e produção de texto para 5ºs e 9ºs anos). Somando mais de 18 mil cadernos de provas aplicados em 2018.

 

  • Formações

O Instituto Natura ofertou 112 horas de formação durante o Colóquio Benevides, as devolutivas das avaliações de aprendizagem, a formação do GT Avaliação e as formações da educação infantil, por meio de 11 especialistas diferentes, envolvendo toda equipe pedagógica da Semed Benevides e capacitando 313 professores(as), 39 coordenadoras pedagógicas e 34 gestores.

 

  • Apoio às Intervenções Pedagógicas

A RAE assegurou à Semed Benevides apoio de especialistas que direcionaram a elaboração das intervenções pedagógicas, sequências didáticas e diretrizes para customização do material didático do programa de alfabetização da Semed Benevides, o AlfaLETRAR. Além do apoio pelo projeto Comunidade de Aprendizagem e da doação de 200 exemplares de livros literários para realização das tertúlias.

 

  • Monitoramento PME | case da SASE/MEC

O processo de monitoramento do Plano Municipal de Educação, pelo Fórum Municipal de Educação com participação do PMO da Semed Benevides, por meio da ferramenta de gestão de projetos (apoio Instituto Natura) foi eleito como case no Pará pela SASE/MEC.

 

  • Coaching Administrativo

Por meio de coaching e assessoria técnica especializada à Semed Benevides, o Instituto Natura apoiou a elaboração da lei Sistema Municipal de Avaliação, da lei de meritocracia para professores e do edital do Concurso Público. Revisão e apresentação da lei PCCR à Câmara Municipal.

 

  • Conselho Municipal de Educação

Foram realizados 3 encontros formativos com conselheiros do CME e comunidade escolar, um deles aberto para os CMEs de outros 4 municípios da grande Belém, em parceria firmada com Ministério Público do Estado do Pará. Além do coaching ao CME, com orientações para elaboração de regulamentos e planejamento das ações do CME.

 

RAE CAJAMAR

  • Avaliações de Aprendizagem e Formações

O projeto Rede de Apoio à Educação implementou a Avaliação de Aprendizagem externa, promovida em escala pela 1ª vez pela Diretoria Municipal de Educação. Foram realizadas 2 avaliações de aprendizagem (em Língua Portuguesa e Matemática do 1º a 9º ano e EJA), 1 avaliação de produção de texto (3º, 4º e 8º anos), somando mais de 10,5 mil alunos avaliados.

A avaliação foi incorporada pela equipe da Diretoria de Educação como projeto prioritário e instrumento para o planejamento do ensino e avaliação do aprendizado dos alunos. Foi o único projeto pedagógico da DME Cajamar que permaneceu em funcionamento regular em meio às 8 alterações de titularidade na gestão da pasta da educação em 2018.

A implementação das Avaliações Externas de Aprendizagem contemplou a realização de 8 oficinas formativas, para todos os professores, assessores pedagógicas e gestores escolares da rede, com a participação de mais de 400 profissionais da educação, em mais de 40 horas de formação.

 

  • Apoio às Intervenções Pedagógicas

A partir dos resultados de aprendizagem diagnosticados pelas avaliações de aprendizagem, a RAE apoiou o desenho das intervenções pedagógicas. Foram realizadas 23 oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, para 40 assessoras pedagógicas das escolas e equipe técnica da DME Cajamar, totalizando 92 horas de formação aplicada, com visitas às reuniões pedagógicas das escolas e observações em sala de aula.

  

  • Coaching Administrativo

A oferta de apoio por meio do coaching e assessoria técnica especializada, em meio às mudanças na gestão da DME Cajamar, assegurou a correção de trâmites administrativos a exemplo do cadastramento do novo CNPJ no prazo legal, o destravamento do SISPAE, a finalização da execução do PAR (2011/2014) e a elaboração do PAR (2017/2020), medidas que viabilizarão a solicitação de repasses de recursos federais à DME Cajamar.

 

  • Conselho Municipal de Educação (CME)

A RAE Cajamar apoiou a organização da Gestão da Informação do Conselho Municipal de Educação. Foram realizadas 18 reuniões formativa on the jobque culminaram na organização física, catalogação de todos os documentos do CME (totalizando 600 documentos), digitalização de 60% destes documentos, compartilhados on lineentre todos os Conselheiros e a DME Cajamar. A publicação de parte essencial dos documentos do CME será realizada via Conviva DME Cajamar e portal da transparência da Prefeitura de Cajamar.

A RAE realizou ainda, com apoio do especialista Carlos Sanches, 8 encontros formativos com conselheiros do CME, 2 visitas de vistoria às escolas (capacitação on the job), e a abertura da Conferência Municipal de Educação, onde foi aprovada a revisão do Plano Municipal de Educação de Cajamar. Além do coaching ao CME, com orientações para revisão da normativa de regularização das escolas de educação infantil do município.