Blog 03/06/2019

Projeto Comunidade de Aprendizagem: formadores participam de certificação

Certificação de Formadores de Comunidade de Aprendizagem aconteceu no Brasil e na Colômbia

#PraCegoVer #PraTodosverem Foto de várias pessoas de pé, algumas com os braços levantados e comemorando. Registro feito na Certificação de Formadores de Comunidade de Aprendizagem que aconteceu na Colômbia.
#PraCegoVer #PraTodosverem
Foto de várias pessoas de pé, algumas com os braços levantados e comemorando. Registro feito na Certificação de Formadores de Comunidade de Aprendizagem que aconteceu na Colômbia.

Na última semana de maio – de 27 a 31 – aconteceu a quinta edição da Certificação de Formadores de Comunidade de Aprendizagem (CA). No evento no Brasil, gestoras (es) escolares, técnicas (os) de secretarias, secretárias (os) de Educação e formadoras (es) de organizações sociais estiveram reunidos na sede da Natura, em São Paulo.

No Brasil, a formação contou com cerca de 50 participantes de nove estados diferentes: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante cinco dias, o grupo teve a oportunidade de se aprofundar nas bases teóricas de Comunidade de Aprendizagem (CA) bem como vivenciar na prática as Atuações Educativas de Êxito (AEEs) do projeto.

Simultaneamente ao encontro brasileiro, aconteceu a certificação dos países de língua espanhola, na Universidade Icesi, em Cali, Colômbia, onde estiveram também participantes da Argentina, Chile, México e Peru, contando com o apoio da Universidade Icesi.

A Certificação de Formação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem é organizada por nós (Instituto Natura), em parceria com o CREA – Centro Especial de Pesquisa em Teorias e Práticas Superadoras da Desigualdade da Universidade de Barcelona – e o NIASE – Núcleo de Pesquisa e Ação Social e Educativa da Universidade Federal de São Carlos. Totalizam-se 180 horas de formação organizadas em três módulos.

Confira aqui mais detalhes do evento.