Blog 16/10/2018

Instituto Natura promove encontro para troca de experiências de Comunidade de Aprendizagem em Recife

O Instituto Natura promove o II Encontro Regional de Comunidade de Aprendizagem entre os dias 18 e 19 de outubro, em Recife. O evento é o 9º da Rede de Comunidade de Aprendizagem no Brasil e é voltado para formadores certificados pelo projeto de Comunidade de Aprendizagem e contará com a participação de gestores e técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação, gestores e coordenadores escolares e professores. O objetivo é trocar experiências e fortalecer a rede de formadores. Aproximadamente 100 participantes, a maioria proveniente do Nordeste do Brasil, são esperados como convidados e também como participantes das mesas de debates.

O projeto Comunidade de Aprendizagem é uma iniciativa do Instituto Natura que tem como base pedagógica a aprendizagem dialógica, e se realiza na escola através de atuações educativas de êxito comprovadas cientificamente. Presente em 397 escolas da rede pública brasileira e em 2200 espalhadas por Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, o projeto tem o objetivo de melhorar a aprendizagem e a coesão social na escola, por meio de práticas que envolvam a comunidade escolar no dia-a-dia da escola.

“As equipes das secretarias e das escolas, junto com os formadores, são peças imprescindíveis no sucesso do Comunidade de Aprendizagem, já que são eles que levam o projeto para dentro das salas de aula”, conta a gerente do Instituto Natura responsável pela iniciativa, Carolina Briso. “Vamos reunir esses gestores educacionais de diferentes regiões para fortalecer as ações nas redes, aproximando profissionais da educação pública e promovendo o diálogo e a troca de experiência entre eles”, completa.

A programação do evento conta com especialistas em educação como Fernando Mendes, do Centro de Referências em Educação Integral e consultor da Comunidade Educativa CEDAC, que vai dar palestra sobre atuações educativas de êxito e educação integral; Sandra Maria Rodrigues, articuladora da Secretaria de Educação do Ceará, Joanassara Costalonga, da equipe técnica da Secretaria Estadual do Espírito Santo, Carolina Duarte, consultora da Avante Educação e Mobilização Social, e Maria Medeiros, da equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco,  que vão falar sobre suas experiências como formadoras de Comunidade de Aprendizagem e seus trabalhos nas redes de ensino.