Blog 10/08/2018

Educadores recebem certificação para promover comunidades de aprendizagem

Entre os dias 13 e 18 de agosto, Recife recebe evento de certificação para cerca de 40 educadores de diversas partes do Brasil. As aulas formam os profissionais – técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação – para promover os princípios de comunidade de aprendizagem em suas escolas – algumas delas em tempo integral. Eles incluem o diálogo igualitário, a participação efetiva da comunidade no ambiente escolar e a valorização da diversidade, características capazes de nortear ações educativas de êxito.

A formação é promovida pelo projeto Comunidade de Aprendizagem, gerido pelo Instituto Natura. A iniciativa acredita que o ponto de partida para uma educação de qualidade tem base no diálogo, na participação de todos e na melhoria da convivência. A ideia é chamar a comunidade para participar do cotidiano da escola – pais, familiares, funcionários e pessoas que morem nos arredores. Em 2017, o projeto transformou 108 escolas no Brasil e 268 na América Latina.  O modelo surgiu em 1990, no Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona.

As aulas serão ministradas por especialistas da Universidade de Barcelona, da Universidade Federal de São Carlos, do Instituto Natura, e por profissionais de escolas transformadas em Comunidades de Aprendizagem. A formação também inclui visitas a escolas da região adeptas ao projeto Comunidade de Aprendizagem.