Blog 29/11/2018

Acompanhe as ações da Rede de Apoio à Educação nos estados da Bahia e São Paulo

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de quatro mulheres sentadas, uma ao lado da outra, olhando para quem está fotografando.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de quatro mulheres sentadas, uma ao lado da outra, olhando para quem está fotografando.

Colaboração para a formação de professores

Pensar em colaboração intergovernamental envolvendo as redes de ensino é também buscar de forma coletiva a aproximação com os equipamentos e instituições regionais e estaduais disponíveis aos municípios. E é dessa forma que as Câmaras Técnicas de Educação dos consórcios CIAPRA e CDS LS estão atuando. Com o apoio do Instituto Natura, iniciaram neste ano uma busca ativa por oportunidades de parceria técnica com instituições de ensino da Bahia (Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz e Instituto Federal Baiano), com base em um diagnóstico com as principais demandas e desafios das redes. Os avanços dessa aproximação serão cursos de extensão e de formação de professores alinhados à realidade dos territórios do litoral sul e baixo sul da Bahia, e que serão ofertados já em 2019 às redes. É o poder do diálogo regional mais uma vez revelando o seu potencial.

 

Formação de gestores públicos no Laboratório de Mudanças 

Depois de uma jornada intensa de aprendizado desde o mês de setembro, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação Noroeste Paulista realizou no dia 21/11 a quarta sessão do Laboratório de Mudanças, a última prevista para a turma piloto formada em 2019. Com o apoio do Instituto Natura e de um Comitê Gestor responsável pelo planejamento e execução do Laboratório – desde a organização do espaço à definição da estrutura das atividades –  o conteúdo e as dinâmicas realizadas com os supervisores e coordenadores das redes municipais concluem um ciclo formativo com vistas a cumprir o objetivo central do laboratório: desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de gestão e liderança dos gestores. O diferencial desta iniciativa é que todo o processo de planejamento, organização e execução do ciclo formativo foi realizado pelos próprios gestores municipais por meio de um Comitê Gestor, de forma colaborativa, buscando somar esforços na resolução de problemas comuns.

Com o apoio dos formadores Elizabete Alves de Moraes, Anderson Bençal e Gilberto Abreu de Oliveira, servidores dos municípios de Fernandópolis e Votuporanga, e também do mediador Alexandre, foram realizadas dinâmicas e discussões abordando aspectos essenciais da gestão nas unidades escolares: resolução de Conflitos, mediação e construção de equipes Colaborativas. Os quase 70 inscritos, que compareceram em pelo menos três sessões serão certificados no próximo dia 05/12 em uma Cerimônia de encerramento do projeto Rede de Apoio à Educação na região. Os certificados poderão dizer que participaram desta iniciativa construída a muitas mãos pelo Noroeste Paulista pelo bem e melhoria da educação pública na região.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala de reunião, na qual aparecem várias pessoas sentadas, divididas em cerca de cinco membros em cada mesa circular.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala de reunião, na qual aparecem várias pessoas sentadas, divididas em cerca de cinco membros em cada mesa circular.

Os municípios que fazem parte do ADE Noroeste Paulista: Alvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Jales, José Bonifácio, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Votuporanga.